Puleiro das Almas
por Claudia Guedes
Meu amado amigo Wences, um dia me explicou sua teoria do puleiro das almas, o que por si esclarecia o porque de encontrarmos pessoas a quem amamos profundamente sem saber porquê. Na teoria Wenceslariana, o puleiro das almas é onde ficamos enquanto estamos esperando a próxima reencarnação. Ali, poderemos ficar por anos seguidos, ao lado de outras almas e assim pegamos apreço umas pelas outras. Depois que renascermos, ao nos reencontrarmos, obviamente nos reconheceríamos, todavia sem a certeza de onde nos vimos pela última vez.
Acho que o puleiro onde estava era bem grande, e as almas chegavam, ficavam e reencarnavam e eu nada… pois são muitas as pessoas que encontro e tenho esta sensação de que conheço há muito, mas não sei de onde. Algumas ficaram juntinhas empoleiradas comigo no mesmo fio do afeto. Outras se bandiaram aí pelo mundo afora e não deixaram pistas, porém continuam lá guardadinhas na minha memória sem origem do puleiro.
Neste fio de afeto, forte e sem fim, há pousos e decolagens. Porém, ele continua firme, renovado a cada tempestade. Eu penso que este fio repete o papel daquele puleiro de que não lembramos, mas que fez possível nosso encontro. Como não possível ver ou tocar este fio onde estamos hoje esperando pelo imprescindível, pode-se até pensar que não existe, mas é este fio que nos ampara lado a lado, de mãos dadas neste infinito espaço de tempo que nos separa.
bonito esse desdobramento da “minha” teoria em um fio invisível que atravessa nossos afetos. e pensar que a tal teoria já era uma mistura de coisas lidas no “código do ser” de james hillman e da própria expressão “puleiro das almas” de joão ubaldo, no “viva o povo brasileiro”. na “sua” teoria, a ligação deixa de estar sob nossos pés, como pau de puleiro, e passa a cruzar nossos corpos integralmente, enrolando-nos feito novelos de linhas de várias cores…
CurtirCurtir
Meu amado cachecol, enrolado até o pescoço com meu amor, meu nego! Te amo muito!
CurtirCurtir
Que lindo Claudia! Certamente foi num desses fios que nos encontramos. É um bom lugar para se estar enquanto aguardamos. Um fio de amor, esperança e amizades.
CurtirCurtir
Acho que essa imagem do puleiro das almas, do Viva o Povo Brasileiro, nunca foi tão poeticamente compreendida. Esse lugar tão desejado, onde encontramos nossas alminhas irmãs, é o que dá o sentido maior à vida. Sei que a 11 horas de voo daqui de São Paulo, existe uma alminha do mesmo puleiro que eu. Que bom!
CurtirCurtir
Ai que lindo!
CurtirCurtir